Não deixemos a escola morrer…

Começamos mais um ano letivo. Passada a folia do carnaval nos deparamos, ainda, com os outdoors vendendo educação. Pertinente se faz uma retrospectiva pincelando os pensamentos de importantes teóricos, para que a utopia de uma escola feliz, eficiente, digna de respeito e carinho não morra. De Rousseau, com seu tratado “Emilio, ou da educação” a Emília Ferreiro, embasando-se na psicogênese, percebemos quão distante se encontra a pratica educativa na atual escola. Para refrescarmos nossa memória é em outros teóricos, também tão significativos para este olhar científico e humanístico da educação, que nos deteremos, sem ordem cronológica. Comecemos por Decroly que rompeu com a rigidez do ensino, chamando atenção para o tratamento “adultizado” dado a criança. Vigotsk também colocou à criança no centro do processo, dando-a autonomia para a busca. Piaget com seu olhar pedagogo e essência bióloga, delimitou os estágios do desenvolvimento, percebendo a criança como pessoa. Maria Montessori criou um material concreto para desenvolver, nas crianças, um raciocínio logico-matemático de forma lúdica. Jonh Dewey acreditou em uma escola investigativa, onde o aluno é um explorador e curioso, que problematiza a sociedade. Gramsci preocupou-se com o papel social da escola, bem como nosso Paulo Freire, que sempre viu a escola como forma de liberdade da opressão. Wallon não nos deixa esquecer que a criança é corpo e emoção, não apenas mente. Pestalozzi também teve este olhar interiorizado e dizia que a criança se desenvolve de dentro para fora, abominava a “escola das notas”, da prova e da recompensa, acreditava que o importante é o aluno e não a metodologia. No entanto quem realmente colocou o aluno no centro do processo foi Alexandre Neil ao fundar sua escola Summerhill, seu trabalho foi pautado com o objetivo de ajudar às crianças a vencerem seus medos. “Um homem feliz não fomenta a guerra. É melhor um gari feliz, que um medico infeliz” estas suas afirmações revelam sua escola. São estas pérolas aqui expostas que constroem a verdadeira escola.

A escola144 - jornal que nasce de dentro para fora e se expande horizontalmente, através de cada aluno que por ela passa, cada um é uma unidade desta ESCOLA VIVA.

(Olga Brasil)

About the author: sempreviva