Repensar a Cozinha. Plantar, colher, fazer

Horta da Escola

Repensar a nossa relação com a terra envolve também repensar nossos hábitos alimentares. Aprender a importância e a dimensão de cultivar alimentos, desenvolver uma horta caseira e preparar alimentos com esses produtos são formas de cuidar da saúde e fortalecer a ligação com a natureza.

Na escola, durante as atividades práticas na horta, as crianças aprendem sobre o manejo com a terra, os cuidados com as plantas, suas propriedades, benefícios para a saúde e para o ambiente. É uma dinâmica muito enriquecedora para os pequeninos pois eles descobrem universos novos, desenvolvem saberes e despertam a curiosidade para as coisas da natureza.

Aliada a isso, a dimensão sócio-educacional dessas atividades realizadas em grupo traz a noção de partilha, de comunhão, de pertencimento ao grupo. Todos aprendem e todos ensinam.

Na sequencia, a atividade realizada com alunos e pais abordou a produção da alimentação e promoveu a socialização. Também puderam compreender um pouco mais a importância dos alimentos para a saúde. O preparo do molho pesto com os pais trouxe essa dinâmica coletiva e demostrou importância dessas práticas. E com as crianças, o preparo da comida demonstra que todos tem o direito de cozinhar.

Depois disso tudo ficam os resíduos que são as cascas, os bagaços, as sobras. Na gestão desses resíduos, atividade feita em parceria com o Instituto Aê, alunos e professores aprendem sobre a compostagem e como preparar adubo para melhorar a terra da horta deixando as plantas mais fortes e os frutos mais saborosos.

Esse ciclo da natureza, ensinado através de atividades educativas e dinâmicas, com muita diversão, coloca adultos e crianças em contato mais próximo com o ambiente e os leva à reflexão sobre o nosso papel no mundo.

Ficou com água na boca? Para você que se garante na cozinha ou mesmo quer aprender um pouco mais, disponibilizamos abaixo a receita do molho pesto que foi preparado na escola com os pais, direto do livro de receitas da Tutu. Lembre-se de nos convidar para experimentar!

Receita