Transformar cuidando da nossa casa

Desejando carinho para todos.

Desejando carinho para todos.

A nossa casa é em todo lugar. Com simplicidade trabalhamos com as crianças que a primeira casa é o corpo. A segunda casa é o lugar, o espaço onde ela vive. E este espaço fica neste ambiente, que é o mundo.

Através de vivencias que os professores trabalham em sala, elas entendem que a nossa casa maior que é este planeta deve ser cuidada com simplicidade. E esse modo simples de agir está em plantar, em aguar, em usar as palavrinhas mágicas com os colegas, em abraçar. Tudo isso é aprender a ser cidadão cuidando da nossa casa.

Quando a criança cuida do corpo bebendo água, ingerindo alimentos saudáveis, quando cai e é ajudado pelo colega, ele está cuidando também. A ideia do cuidar vem junto com a do transformar. Elas percebem isso quando, fazendo a horta, por exemplo, o espaço foi transformado com cuidado, carinho, atenção.

Puderam ver essa transformação na produção dos alimentos que foram partilhados na vivencia da páscoa quando eles observaram a transformação dos ingredientes em alimentos e a importância que o cuidado e a alegria tem nessa transformação. Junto a isso, um outro modo de comemorar esta data deixando de lado os apelos comerciais.

E esta ideia de aprender a ser cidadão, com cuidado, amor e alegria, está fortemente ligado com a transformação que a páscoa proporciona. O link, o ponto de convergência desses temas foi a música “Nossa Casa”, de Arnaldo Antunes, que as turmas trabalharam as apresentações artísticas.

Na quarta-feira, dia 24/3, as turmas da manhã e da tarde participaram da atividade na escola onde, todos vestido roupas brancas, vivenciaram uma outra comemoração da páscoa, celebrando o amor, o carinho e a partilha.

About the author: sempreviva