Equipe pedagógica da escola realiza reunião com pais e mães

WhatsApp Image 2020-03-06 at 09.42.11

A equipe pedagógica da Escola realizou a reunião anual com novos pais e mães no dia 05 de março, com o objetivo de esclarecer os principais pontos da fundamentação teórica e filosófica e o projeto pedagógico.

A equipe inicialmente falou sobre o lema da escola: centrada na ciência, na cultura e na arte. Em seguida ressaltou o trabalho de formação dos professores. Atividade contínua que teve início na fundação da escola e aprofunda o processo de desenvolvimento profissional baseado na reflexão e sobre a ação. Os encontros acontecem durante todo ano aos sábados e são mais intensos em janeiro e junho.

A pedagogia de projetos é outro pilar da proposta pedagógica que foi esclarecido na reunião. Através da pesquisa, da experiência e da descoberta o conhecimento e o pensamento são construídos partindo de situações concretas de interesse da criança.

Livros no cotidiano

O uso do livro didático foi outro tema abordado. As escola não os adota na Educação Infantil, pois já comprovamos que ele engessa a proposta de trabalho da escola, restringindo a criatividade tanto da criança quanto do professor. Já no Ensino Fundamental, a escola adota alguns livros apenas como mais uma ferramenta, para fixação da aprendizagem.

Já o livro literário é usado no cotidiano da escola e em projetos de circulação, nas mini bibliotecas e nos “Cantinhos da Leitura” presentes nas salas. A sua presença é mais festejada no mês de abril quando acontece na escola o “Abril pros Livros”, projeto de incentivo à leitura que envolve todas as turma da escola.

Estímulo à autonomia

Trabalhando eu cresço”, é a forma com que proporcionamos o conhecimento. Nesta escola não existe babá e todos os professores são formados e conscientizados do valor que é ajudar a criança a construir-se autônoma, curiosa e ativa. Possibilitando a mobilidade da criança, estamos, também, possibilitando o desenvolvimento do seu pensamento.

O corpo em movimento

Na escola a criança é bastante estimulada a se movimentar (pular, correr, subir em obstáculos, etc). São disponibilizados espaços para a prática esportiva (quadra de basquete, futebol) de forma natural e sem regras. Acreditamos ser importante ainda nesta fase o brincar pelo brincar.

Pela faixa etária dos nossos alunos, mantemos aulas regulares de iniciação à ginástica olímpica, judô e natação, apenas com as crianças que se interessam e que tenham acima de quatro anos.

Como complemento a este trabalho e a todo o trabalho pedagógico da escola, todos os professores fazem exercício de corpo e expressão corporal com as crianças.

A arte na educação

Na educação infantil a Arte é pautada em uma relação com a produção artística e a aprendizagem tendo em vista o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser vivenciado em projetos temáticos nas linguagens do brincar, das Artes Visuais, da Música e a Dança.

Ao longo do ano as turmas vivenciam alguns projetos para direcionar a aprendizagem artística. Projeto conhecer brincando: brincadeiras com o olhar dos jogos cooperativos e os jogos teatrais. Projeto fazer nas Artes Visuais: as produções artísticas seguindo a perspectiva do contato com os materiais reutilizáveis no imaginário criativo da criança. Projeto Conviver Musicalizando: produção sonora construída com experimentos e vivências com som e suas possibilidades, inventando imagens sonoras e a convivência com canto coral. Projeto Ser em Movimento: a produção do movimento é a expressão de como eu sinto o mundo que vivo.

Projeto Living Peace

Este é um projeto internacional, que iniciou em 2011, voltado para a educação pela paz e tem como objetivo fazer crescer, o máximo possível, o empenho em viver a paz e pela paz nos diversos ambientes de aprendizagem e de vida.

A Escola aderiu ao projeto em 2017 e adotou a prática do “Dado da Paz” e do “Time Out”, que são atividades implementadas pelo projeto. Até hoje, mais de 1000 escolas e grupos estiveram envolvidos no projeto e mais de 600 mil crianças, adolescentes e jovens ao redor do mundo foram alcançados pelas suas iniciativas.

Em outras mídias

A escola está de portas e braços abertos para esclarecer todas as dúvidas que os pais e mães tenham a respeito das metodologias e práticas adotadas por ela. Além disso disponibiliza canais para divulgar o modo de pensar e fazer como o site, email, páginas no Instagram e Facebook, canal do Youtube e podcasts. Mas se ainda sim persistirem as dúvidas qualquer pessoa pode entrar em contato com a escola pelo telefone (83) 3244.6042

About the author: sempreviva