SEMANA DA CRIANÇA

Com o tema “África: a Origem de Todos Nós”, a Semana da Criança comemorada na Sempre-viva abriu caminho para os alunos conhecerem um pouco mais sobre a África de uma maneira colorida e alegre.  A programação envolveu vivências, experiências e debates sobre o grande continente africano, mostra de dança afro, gincana e recreação, visitas a espetáculos de teatro, encerrando-se com a Feira de conhecimento.

A comemoração teve na sua abertura uma surpresa especial: a visita de Kimani Karanja, um simpático jovem queniano que compartilhou com os alunos histórias reais sobre seu país. Kimani alegrou as turmas cantando e ensinando para as crianças a canção sul-africana Siyahamba, contagiando a todos com a alegria e a musicalidade africanas, que tanto influenciaram a herança cultural brasileira.  Logo após a apresentação de Kimani, todos foram presenteados com uma mostra de dança afro, protagonizada por Tutu Carvalho, membro do grupo Raízes, de João Pessoa, com a participação especial de Vitória Kaline, aluna do 5º Ano.

Na gincana, os alunos puderam exercitar o corpo e a mente através de jogos e brincadeiras animadas, como quebra-cabeça, corrida de saco e montagem de cenários africanos com massa de modelar. Neste momento, a gincana trouxe de forma interdisciplinar os conhecimentos sobre a África, estudados pelos alunos desde setembro. Angola, por exemplo, foi um dos países em destaque, bem como os animais e cenários africanos. Também foi dado destaque ao livro Bia na África, recontado pelas professoras, enquanto brincadeiras foram feitas com as turmas aproveitando os personagens do livro.

Para as meninas e meninos que gostam de se enfeitar, também foi montada na escola uma tenda com pintura e penteados afro, para incentivar a valorização da beleza negra e miscigenada própria dos brasileiros. A diversão ainda foi garantida pelo algodão-doce, pipoca, cama elástica e teatro, com o espetáculo Scabum, do grupo Agitada Gang, no Theatro Santa Roza, além da Feira do Conhecimento que encerrou as atividades da semana.

About the author: sempreviva