Dia de Luta e Resistência dos Povos Indígenas no Brasil

Nesta terça-feira, 19, representantes dos povos originários do Nordeste brasileiro estiveram na escola para um dia de atividades com as crianças.

Integrantes do povo Kariri-Xocó, do Estado de Alagoas, eles realizaram danças tradicionais, brincaram, conversaram com algumas turmas e trouxeram artesanato para venda.

Eles falaram da luta de seu povo, que é a luta de todos os povos originários, de reconhecimento de sua cultura e território. “Quando os brancos chegaram aqui nós já estávamos, já vivíamos aqui e nossos ancestrais também”, explicaram.

Ideia também defendida e ensinada na escola. “Essas atividades de hoje, a presença deles aqui, é para contar uma história viva. Os povos originários já habitavam essas terras há muito tempo antes dos brancos. E eles vem aqui contar essa história para as crianças”, explica Tutu Carvalho, coordenadora da educação infantil.

Escola Sempre-Viva: educação centrada na ciência, na cultura e na arte.

Confira as fotos aqui