Todo início de semestre a escola realiza por alguns dias um trabalho de capacitação, formação e avaliação com toda a equipe.
Nossas paradas para essa reflexão sempre foram um dos pilares fortes de sustentação da nossa proposta. É aqui que a escola cresce, reflete e se recoloca no seu projeto inicial: ajudar a criança a crescer em todos os ângulos, sem tirar sua infância, sem desperdiçar suas inteligências múltiplas, unindo mente e corpo, razão e emoção. Este momento é sagrado e indiscutivelmente o mais significativo na trajetória da escola por um simples motivo: a criança deixa o aconchego do seu lar, os cuidados maternais e paternais, seus brinquedos, seus ambientes familiares, seus espaços sagrados em troca de quê? O mínimo que temos a oferecer é a garantia de que sua infância, com todos os seus desejos-necessidades de descoberta e experimentação do mundo, sejam mantidos, respeitados e até instigados. A formação em serviço gera em todos – do porteiro ao diretor – esta dimensão.
Para explicar com mais detalhes como funciona esse trabalho de reflexão conversamos com a coordenadora do Ensino Fundamental Andrea Carrer, que também foi uma das profissionais que conduziu a formação dos professores neste trabalho realizado no mês de julho. Conversamos também com os professores Fernando Bernardes e Simone Araújo.