Por uma infância e escola sem racismo

Em um país onde a diversidade étnica é presente no cotidiano há séculos, trabalhar por uma educação que respeite e valorize essa característica tão brasileira é uma constante da Escola Sempre-Viva.

 

As atividades que fazem parte da programação do Novembro Negro são uma forma de convidar a comunidade da escola, além dos alunos também as famílias, à reflexão sobre esse tema tão delicado tanto para adultos quanto para crianças.

 

Em 2016 a escola promoveu uma roda de conversa com mães e pais de crianças afrodescendentes onde houve uma troca que experiências, de concepções, de visões de mundo que enriqueceu a todos que participaram do evento (veja o vídeo aqui).

 

Este ano realizamos uma entrevista com alguns pais e mães perguntando como eles veem essa questão na sociedade e na escola que será exibida no dia 20/11 quando também serão realizadas atividades culturais-artísticas.

 

Na edição de novembro do nosso programa da Rádio Sempre-Viva, falamos de como surgiu a ideia da escola promover este evento, este debate sobre o racismo. Conversamos com Tutu Carvalho, coordenadora pedagógica da educação infantil, e com uma mãe e um pai de alunos negros.

 

About the author: sempreviva