+ Sempre-Viva: O que mais aconteceu neste primeiro semestre…

Ciclo da Leitura

O Ciclo da Leitura tem a intenção de fazer com que as famílias possam interagir mais nas atividades de estímulo à leitura. Uma sacola com 1 livro do acervo da escola é levado por cada criança da Educação Infantil, ficando com elas por um fim de semana, e depois sendo trocado com outra criança. Assim, todas têm a oportunidade de conhecer todas as histórias e compartilhá-las com suas famílias.

Segundo especialistas, o hábito de contar histórias favorece o aumento do vínculo afetivo entre os pais e seus filhos, além de ser uma forma eficiente e produtiva de transmitir conhecimentos. As histórias podem colaborar para que o ambiente na família seja mais equilibrado, com pais e filhos desenvolvendo seu potencial criativo e o respeito mútuo.

Um desdobramento desta ação aconteceu no mês de maio e junho, quando algumas mães foram convidadas a contarem histórias toda sexta-feira para a turma do maternal.

Algumas dicas que podem ajudar seu/sua pimpolho a se tornar um pequeno grande leitor você encontra em:  http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/incentivar-leitura-624840.shtml

Consciência Indígena

Abril também foi o mês da consciência indígena. A escola abriu suas portas para a visita de representantes dos Kariri Xocó, nação indígena que  está localizada na região do baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio.

Os índios permaneceram na escola todo o dia 23 e falaram um pouco sobre a realidade atual de seu povo, dançaram o Toré com as crianças, apresentaram artesanato indígena, além de danças típicas de suas aldeias. A vivência representou uma troca de experiências entre os índios e a comunidade escolar e reforçou um laço de amizade já existente.

Dança Circular

A Escola realizou no dia 26 de maio mais um momento de ativação de nossa comunicação através de expressão do nosso corpo. A oficina de Dança Circular com Eduardo Kopp – especialista em Danças Circulares pela Unipaz/Campinas – foi um presente oferecido à equipe técnica e toda a comunidade escolar.

Além disso, a oficina foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do homem, pensador, pacifista e ambientalista Francisco de Assis, trazendo várias danças que faziam referência à sua ideologia, levando todo o grupo a refletir sobre suas ideias. A oficina foi realizada em parceria com a ONG Apôitchá, localizada em Lucena (PB), que promove proteção integral para crianças e adolescentes na cidade.

A Partilha durante a Páscoa

A Escola – estando inserida na sociedade – procura ter uma atitude respeitosa em relação aos acontecimentos e comemorações de cunho religioso. Assim, o período de Páscoa nos impulsionou a fazer uma reflexão sobre a cultura do consumismo representada pelos ovos de chocolate. Resolvemos então trabalhar com o coração como forma de desencadearmos nas crianças o sentimento de gratidão, cordialidade, partilha, fraternidade, alegria e paz.

As crianças se realizaram partilhando com seus colegas biscoitos, bolos e doces feitos por elas mesmas e levaram um pão em forma de coração para partilhar com suas famílias. Uma ótima oportunidade de trazer para este momento a importância das relações baseadas no respeito e no amor, que formam um ser humano mais feliz.

About the author: sempreviva