A Educação Infantil da Escola Sempre-Viva começou o ano letivo de 2013 literalmente de pés descalços. Trabalhará os quatro elementos da natureza ao longo do ano – sendo o elemento terra o primeiro a ser vivenciado pelas crianças.
O objetivo principal deste projeto é permitir que a criança compreenda seus pés como raiz e sustentação do corpo. “A criança precisa ‘possuir’ seu pé, este pé vivo, que sente, experimenta. Ela só percebe tão importante papel se lhe for dado a oportunidade de vivenciar”, comenta a coordenação pedagógica da escola.
O trabalho com os elementos prevê uma abordagem concreta e tem foco na pesquisa e na experimentação do quintal científico que é a própria escola. Os desdobramentos do “Pés no Chão” acontecem durante todo o ano com “Outros Pés”, “Comemos
Permeando todas as áreas de conhecimento – linguagem, matemática, natureza e sociedade, artes, música e movimento – o projeto beneficiou a criança na conquista de sua autonomia e conhecimento, vislumbrando de forma prática sua interligação com a natureza, sentindo que é parte do todo, explorando os sentidos através de diferentes tipos de terra, areia, pisos e tudo mais que se apresente como elemento de ligação.