Educação Infantil Vivencia o Projeto “Pés Descalços”

A Educação Infantil da Escola Sempre-Viva começou o ano letivo de 2013 literalmente de pés descalços. Trabalhará os quatro elementos da natureza ao longo do ano – sendo o elemento terra o primeiro a ser vivenciado pelas crianças.

O objetivo principal deste projeto é permitir que a criança compreenda seus pés como raiz e sustentação do corpo. “A criança precisa ‘possuir’ seu pé, este pé vivo, que sente, experimenta. Ela só percebe tão importante papel se lhe for dado a oportunidade de vivenciar”, comenta a coordenação pedagógica da escola.

Conhecendo o pé de sapoti da escola em “Outros Pés”

O trabalho com os elementos prevê uma abordagem concreta e tem foco na pesquisa e na experimentação do quintal científico que é a própria escola. Os desdobramentos do “Pés no Chão” acontecem durante todo o ano com “Outros Pés”, “Comemos

Permeando todas as áreas de conhecimento – linguagem, matemática, natureza e sociedade, artes, música e movimento – o projeto beneficiou a criança na conquista de sua autonomia e conhecimento, vislumbrando de forma prática sua interligação com a natureza, sentindo que é parte do todo, explorando os sentidos através de diferentes tipos de terra, areia, pisos e tudo mais que se apresente como elemento de ligação.

 O trabalho com os elementos prevê uma abordagem concreta e tem foco na pesquisa e na experimentação do quintal científico que é a própria escola. Os desdobramentos do “Pés no Chão” acontecem durante todo o ano com “Outros Pés”, “Comemos para ficar em pé”, “Pé de Livros”, “Pede carinho”, “Pé de serra”, “Julho pede férias”, “pé na cultura do outro”, “Pede cidadania”, “pé no conhecimento”, “Pé no passado”, “Pede brinquedo popular” e “Pé na África”.

About the author: sempreviva