Matemática e Ludicidade

Atividades lúdicas auxiliam no aprendizado

Atividades lúdicas auxiliam no aprendizado

É através da Matemática que podemos perceber a importância da ludicidade voltada ao ensino e a aprendizagem na educação infantil. Para isso, a presença dos jogos neste processo é fundamental.
Os jogos, voltados ao ato de brincar, auxiliam na evolução da criança, na análise e influencia no fator observação, raciocínio lógico, atenção, imaginação, vocabulário e linguagem.
Ao inserir o concreto na aprendizagem da criança, ela passa a assimilar e aprender de forma mais dinâmica a atividade proposta em sala de aula. Através dos jogos é que se manifesta de forma satisfatória a compreensão e a utilização de regras voltadas ao ensino e aprendizagem. É por intermédio deles que a criança passa a interagir dentro das noções do que é grande, pequeno, maior, menor, comprido, curto, alto, baixo, etc. Podemos verificar isso através de atividades dirigidas aplicadas com diferentes materiais e experiências, por exemplo: encher balões, medir as classes, medir o tamanho de cada criança, etc.
A inserção da ludicidade ao processo de ensino e aprendizagem traz consigo as experiências, as reflexões e é neste interim que ocorre a construção do conhecimento. Desta forma a Matemática assume seu papel inequívoco diante da vida do ser humano, por estar presente a todo momento no supermercado, no ato de olhar as horas, de caminhar por certo tempo, em casa nas receitas caseiras e em outras diversas atividades cotidianas.
Com o avanço tecnológico e a educação voltada para o construtivismo, muitas disciplinas começaram a prestar atenção no valor e na recíproca pedagógica no processo de ensino e aprendizagem.
Considerando o fato de que a Matemática é um modo de pensar, a ludicidade apresentada em forma de jogos só reafirma tal princípio. Pois é através dos jogos que o professor desenvolve no aluno as habilidades sensório motor, assimilação e o aluno desenvolve o hábito de pensar, refletir, pesquisar aumentando também a confiança e não mais sentimento de incapacidade referente a Matemática.

Fernanda Freire

About the author: sempreviva